Blog

Antichama para espumas: novidade que garante segurança contra fogo!

Um dos motivos pelos quais optamos por revestimentos de espuma é o conforto térmico e/ou acústico proporcionado a estabelecimentos comerciais, industriais ou até mesmo residenciais – como por exemplo: casa de shows, estúdios de gravação, bares, restaurantes, casas de máquinas, apartamentos etc. 

Porém, é sabido que a espuma possui alto grau de inflamabilidade representando grande risco em caso de incêndio. 

Como utilizar revestimento de espuma termoacústica, que traz diversos benefícios, sem correr riscos de acidentes com fogo e, além disso, cumprindo as normas do Corpo de Bombeiros?

Com a aplicação do PPU-1000, produto anti-chama – especialmente desenvolvido para espumas –, esse material torna-se retardante de chamas, reduz a emissão de fumaça e evita gotejamento e desprendimento de partículas em chamas.

Este produto é uma novidade Santa Helena, empresa referência em proteção passiva contra fogo.  

Saiba o que são anti-chamas e conheça outras medidas de proteção passiva.

 

O que é proteção passiva contra fogo?

A proteção passiva contra fogo (PP) consiste em um conjunto de soluções incorporadas ao estabelecimento por meio de materiais que resistem ao fogo por mais tempo. 

Essa proteção possui benefícios significativos em casos de incêndio: proporciona tempo hábil para evacuação segura do local e para o combate direto ao fogo e reduz danos estruturais da edificação. 

Todas essas vantagens são possíveis porque as medidas de proteção passiva visam proteção estrutural, compartimentação do foco do incêndio no local de origem e controle de materiais de acabamento e revestimento – evitando que as chamas, o calor e a fumaça alastrem-se por todo o ambiente. 

 

Quais as medidas da PP?

A proteção passiva contra fogo é um conjunto de elementos responsáveis pela diminuição de riscos ao público e ao imóvel em casos de incêndio.

Algumas soluções são: tinta intumescente para proteção de estruturas metálicas, paredes, vidros e portas corta-fogo, e vedação de shafts.

Não podemos deixar de citar os produtos antichamas, que atendem ao CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento do Corpo de Bombeiros –, responsáveis por tornar retardantes de chamas determinados materiais de piso, paredes, teto e forros.

 

Saiba mais sobre os produtos antichamas

Os ignifugantes, como também são chamados, são produtos aplicados em materiais combustíveis a fim de  dificultar a ação do fogo, reduzindo a propagação de chamas e a emissão de fumaça.

Conheça os materiais que podem e devem receber tratamento antichama para um ambiente seguro contra fogo: 

  • Sofás, poltronas, cadeiras;
  • Tapetes e carpetes;
  • Cortinas;
  • Fibras naturais como sapé, piaçava e santa fé;
  • Espumas;
  • Tecidos em geral;
  • Madeiras em geral.

 

Conheça o antichama para espumas!

PPU-1000 é um líquido ignifugante desenvolvido especialmente para espumas flexíveis de poliuretano (de qualquer densidade) e espumas de poliisocianato flexível com células abertas de baixa e média densidade, largamente utilizadas em ambientes com isolamento acústico. 

Produto antichama exclusivo da Santa Helena, não altera a aparência, a cor, a textura ou o odor do substrato original, preservando as vantagens proporcionadas pela espuma e proporcionando segurança contra fogo. Além disso, PPU-1000 é de fácil aplicação e possui sua eficiência comprovada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT/SP.

É classificado como Classe II-A-d0 e atende as Normas do Corpo de Bombeiros de todo o Brasil.

Para mais informações, entre em contato conosco!