Blog

Ignifugantes: saiba como utilizar e qual a sua importância

É vasta a quantidade de materiais combustíveis e propagadores de chamas existentes tanto em estabelecimentos comerciais, quanto em ambientes residenciais. Convivemos com estes materiais à nossa volta sem avaliarmos o perigo que podem representar em situação de emergência, como um incêndio.

Um exemplo significativo é a madeira, amplamente utilizada em marcenaria e revestimentos. A madeira queima e propaga chamas com rapidez, contudo, algumas soluções podem torná-la retardante de chamas. É o caso do verniz antichama, produto de alta eficiência utilizado em Proteção Passiva a fim de evitar a propagação de chamas e o agravamento do incêndio.

Porém, os ignifugantes não são utilizados apenas em madeiras. Atualmente, existem ignifugantes específicos para cada tipo de material, como tecidos, carpetes, espumas e fibras naturais. É importante ressaltar que estes produtos foram desenvolvidos com intuito de atender a uma das Normas do Corpo de Bombeiros que compõem a  Proteção Passiva Contra Incêndios.

O que é Proteção Passiva Contra Incêndios?

Proteção passiva é um conjunto de medidas que atuam para retardar as ações do fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, são elas: Segurança Estrutural, Compartimentação Horizontal e Vertical, e Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento (CMAR). Os ignifugantes estão relacionados a esta última, mas há diversos outros recursos utilizados neste tipo de proteção contra fogo: vedação de shafts, portas, paredes e vidros corta-fogo, tinta intumescente e argamassa projetada em estruturas metálicas etc.

As soluções da Proteção Passiva visam retardar o agravamento do incêndio, reduzir substancialmente a emissão de fumaça, promover tempo hábil para a evacuação do local e para o início do combate direto ao fogo. Além disso, podem evitar imensos prejuízos materiais.

Verniz antichama para madeiras

Como mencionado, o verniz antichama é um produto que torna a madeira retardante de chama. O SHE-6020 foi desenvolvido para aplicação em madeiras no geral, MDF, BP, Madeirit, bambu, aglomerados e compensados. É um verniz à base de água, incolor e inodoro, e pode ser aplicado tanto em áreas internas como externas, pois é resistente à água. O verniz antichama SHE-6020 possui alto rendimento e é de fácil aplicação, seu principal diferencial é o excelente acabamento: não descasca e não branqueia com a umidade do ar, portanto, não necessita outro verniz impermeabilizante.

Existem ainda líquidos ignifugantes para madeiras cruas e outros materiais absorventes. Nestes casos, o produto antichama atua no interior do substrato, enquanto o verniz antichama é responsável pela criação de uma película protetora sobre a madeira acabada. São duas opções eficientes para o Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento.

Como adquirir o verniz antichama? Conheça a Santa Helena

A Santa Helena é uma empresa referência no mercado de Proteção Passiva Contra Incêndios. Oferecemos as melhores opções neste segmento desde 1981. Com uma equipe experiente e qualificada, atuamos na fabricação e comercialização de produtos antichama e prestação de serviços para atendimento ao CMAR.

O verniz antichama SHE-6020, assim como os demais ignifugantes da Santa Helena, possui laudos de certificação em laboratórios de renome internacional e atende às Normas do Corpo de Bombeiros de todo o Brasil.

Entre em contato com nossos representantes comerciais para avaliarmos a melhor opção para o seu ambiente.