Blog

Shafts: perigo escondido!

As causas de incêndio podem ser diversas – como acidentes domésticos, vazamento de gás e, principalmente, problemas em instalações elétricas.

Em edifícios, tanto residenciais quanto comerciais, essas instalações representam um perigo escondido. 

Além da possibilidade do início de um incêndio em dutos elétricos, fogo e fumaça se espalham de forma acelerada pelos shafts das edificações. 

 

Vedação de shafts é essencial na proteção contra incêndio

Quando buscamos implementar medidas de proteção contra incêndios, é importante pensarmos na vedação de shafts elétricos, hidráulicos, de telefonia e estruturais. 

As principais dúvidas são: “o que são shafts?”, “Como vedá-los?”, “É uma medida realmente importante?”. Vamos responder essas questões neste artigo.

O que são shafts?

Shafts são compartimentos verticais de passagem de fios e cabos elétricos, tubulações hidráulicas, estrutura metálica, entre outros, presentes em edificações.

A principal função dos shafts é facilitar o acesso às instalações elétricas e hidráulicas para eventuais manutenções e reparos.

A vedação de shafts é uma medida importante na proteção contra fogo pois evita a propagação de fogo e fumaça entre os pavimentos do edifício.

Como é feita a vedação de shafts?

A vedação de shafts pode ser realizada de diversas maneiras. Na Santa Helena, empresa referência em proteção passiva contra fogo, esse procedimento é conhecido como Vedashaft, uma combinação entre materiais de alta tecnologia e vasta experiência em aplicação. 

Vedashaft consiste na instalação de Mantas e Painéis Refratários de Fibra Cerâmica e Lã de Rocha, cimentos refratários e/ou Mastic intumescente nas aberturas do edifício – garantindo perfeita selagem de shafts elétricos, hidráulicos ou de telefonia.  

Essa proteção visa criar uma barreira eficiente nas aberturas dos dutos que, em caso de incêndio, impede o alastramento de fogo, fumaça, calor e possíveis componentes tóxicos.

Por que é uma medida importante?

A vedação de shafts é uma medida essencial na proteção contra fogo. Com sua implementação, evitam-se prejuízos financeiros e danos ao patrimônio, além de garantir a proteção das pessoas que frequentam o local.

Com a vedação de shafts, uma vez que chamas, fogo, fumaça e gases tóxicos não atingem os demais pavimentos do edifício, é possível realizar a evacuação segura e rápido combate ao incêndio.

A selagem de shafts é essencial na proteção contra fogo. Aliada a outras medidas da Proteção Passiva, garantem um empreendimento seguro e eficiente em caso de incêndio.

 

O que é proteção passiva contra fogo?

Proteção Passiva contra fogo é um conjunto de medidas preventivas que auxiliam no combate ao incêndio. As soluções da PP visam proteção estrutural, compartimentação do fogo e controle de material de acabamento e revestimento. Com isso, os prejuízos são reduzidos em caso de incêndio.

Além da vedação de shafts, a PP possui outras medidas, como: tinta intumescente para proteção de estruturas metálicas, paredes, vidros e portas corta-fogo, produtos retardantes de chamas, entre outras.

As medidas de proteção passiva proporcionam tempo hábil para evacuação segura do local e combate ao fogo, e reduzem os prejuízos financeiros e materiais causados pelo incêndio.

Como realizar a vedação de shafts

Tanto a vedação de shafts, como as demais soluções da PP, devem ser implementadas por empresas especializadas em proteção passiva contra fogo

Somente com uso de produtos devidamente testados e certificados, e mão de obra qualificada, a proteção será efetiva e atenderá às Normas do Corpo de Bombeiros do Brasil.

Conheça a Santa Helena

Atuamos com excelência desde 1981 no mercado de proteção passiva contra incêndios! Oferecemos produtos e serviços de alta qualidade – como a vedação de shafts, proteção de estruturas metálicas e retardantes de chamas. 

Proporcionamos a melhor solução para selagem de aberturas com o VEDASHAFT. Realizado por um time altamente especializado, que está apto a executar serviços com qualidade, rapidez e baixo custo.

Garanta a segurança do seu imóvel, com a Santa Helena, referência em proteção passiva contra fogo!