Blog

Para que servem os produtos retardantes de chama

Os produtos retardantes de chama são aplicados em substratos altamente combustíveis que estão presentes no nosso dia a dia, como tecidos, carpetes, madeiras, fibras naturais, espumas, entre outros, e têm como objetivo impedir e/ou retardar a propagação do fogo e reduzir a emissão de fumaça.

A aplicação de antichamas no ambiente é uma medida que faz parte da proteção passiva contra fogo (PP). A PP é implementada previamente, para que, em caso de incêndio, haja tempo suficiente para a evacuação segura do local, reduzindo as ações do fogo.

Mas é preciso atenção ao adquirir produtos antichama. É importante procurar por uma empresa qualificada e experiente no assunto, como é o caso da Santa Helena, que atua desde 1981 em proteção contra fogo. Todos os produtos antichama fabricados pela empresa possuem laudos de certificação de laboratórios de renome, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT/SP) e Instituto Tecnológico de Ensaios (ITEN), com resultados que atendem às Normas do Corpo de Bombeiros de todo o Brasil. A Santa Helena é especializada também em outros serviços de proteção passiva, como vedação de shafts e revestimento de estruturas metálicas com tinta intumescente.

Vedação de shafts

Em edificações, os cabos elétricos e tubulações passam por dentro de dutos, eixos e hastes – conhecidos como shafts – onde pode haver rápida propagação de incêndio. A selagem deles, com materiais específicos, evita que o fogo se espalhe entre os pavimentos, atuando, portanto, como corta-fogo.

Tinta intumescente

A tinta intumescente age como um isolante térmico em estruturas metálicas. Ela tem componentes que produzem reações químicas ao serem expostos a uma temperatura de 200ºC. Por conta dessas reações, a espessura da tinta aumenta e evita que as chamas e o calor entrem em contato diretamente com o aço, reduzindo o risco de colapso estrutural.

Por que medidas de proteção passiva são importantes

As medidas de PP, como dito anteriormente, são implementadas antes de um possível incêndio, como forma de prevenção. Elas, portanto, não evitam que um incêndio ocorra, mas ajudam a salvar vidas e reduzir danos. Além disso, são primordiais para que as medidas de proteção ativa, tomadas quando o fogo já iniciou, sejam eficazes.

Muitos incêndios históricos do Brasil aconteceram por negligência e falta de cuidado adequado no local. Com as tecnologias existentes atualmente, negligenciar a proteção contra fogo é inaceitável.

O que é proteção ativa?

Enquanto a proteção passiva auxilia no ganho de tempo, reduzindo a propagação do fogo, a proteção ativa tem papel importante nas ações durante o incêndio. Ela é constituída por alarmes, sinalizações, iluminação e controle de movimento de fumaça – para que as pessoas saibam por onde sair do local -, além de extintores, sprinklers e hidrantes, para combater diretamente as chamas.