Blog

Tinta Isolante Térmica INSULPAINT®: tudo o que você precisa saber

INSULPAINT® é uma tinta 100% acrílica, que torna as superfícies refletivas e impermeáveis, protegendo-as contra aquecimento, infiltrações causadas por fissuras e as livrando dos efeitos da radiação solar, umidade e fungos. 

Especialmente indicada para uso externo, pode ser aplicada sobre telhas de aço galvanizado, de fibrocimento, de concreto protendido, de alumínio e lajes de concreto. Protege como nenhum outro revestimento contra o calor, frio, chuva, maresia e poluição. 

Como esta tinta atua?

A INSULPAINT® é um revestimento aplicado sobre telhas e lajes, a fim de proporcionar conforto térmico no interior do ambiente que sofre com drásticas variações climáticas. 

A tinta para isolamento térmico INSULPAINT® conta com polímeros acrílicos e microesferas de cerâmica em sua formulação, componentes que refletem de volta para a atmosfera a radiação solar, reduzindo em até 30°C a temperatura na telha. Além disso, é a única que serve para atenuar tanto o calor, quanto o frio, evitando a condensação interna em noites frias, principalmente em coberturas metálicas. É um produto que proporciona diversas vantagens, como indicaremos a seguir. 

Benefícios da INSULPAINT®

O conforto térmico no ambiente, proporcionado pela INSULPAINT®, como foi citado anteriormente, é o principal benefício da tinta isolante térmica. Além disso, em ambientes que já possuem temperatura controlada, há considerável redução no consumo de energia, podendo chegar a 60% de redução, dependendo do tipo de edificação e do equipamento de refrigeração utilizado.

A INSULPAINT®, por ser uma tinta elastomérica, não trinca, não descasca e não envelhece com o tempo, e principalmente, proporciona redução de custos com manutenção dos telhados, pois elimina o choque térmico causado pela dilatação (aquecimento) e contração (resfriamento) da cobertura.

Com a utilização da INSULPAINT® como revestimento do telhado, cria-se uma barreira de proteção contra o ar atmosférico, responsável pelo desgaste da telha e outros componentes. Ou seja, esta tinta prolonga a vida útil da cobertura, além de proteger os parafusos de fixação das telhas, evitando goteiras e eventuais trincas.

Por fim, INSULPAINT® é fácil de aplicar, possui alto rendimento e pode ser lavada a qualquer momento, sem alteração de suas propriedades. 


INSULPAINT® é um produto exclusivo da Santa Helena

Empresa referência em isolamento térmico e proteção passiva contra fogo, a Santa Helena é desenvolvedora e fabricante da INSULPAINT®, além de outros produtos antichama. Contamos com uma equipe qualificada para esclarecer todas as dúvidas sobre isolamento térmico e realizar a aplicação deste material exclusivo.