Blog

Tinta intumescente: estruturas metálicas resistentes ao fogo

Você sabe o que é proteção passiva contra incêndios? Trata-se de um conjunto de medidas incorporadas a uma construção que aumentam significativamente a segurança do local contra acidentes como este. A proteção passiva deve ser considerada em todo projeto de edificação, pois muitas vezes sua própria estrutura representa perigo em casos de incêndio. 

As estruturas metálicas, por exemplo, apesar de muito resistentes, versáteis e leves, não resistem a altas temperaturas. Este é o caso também de diversos materiais utilizados na construção civil que, apesar de tantos benefícios, quando em contato com fogo ou calor das chamas, podem ceder parcial ou completamente.

Por meio de produtos isolantes térmicos, intumescentes e retardantes de chama, a proteção passiva visa proporcionar tempo hábil para a evacuação do local e o combate direto ao fogo.

Estruturas resistentes ao fogo são essenciais na proteção contra incêndios 

De acordo com as Normas do Corpo de Bombeiros do Brasil, a Proteção Passiva contra incêndios deve atender a 3 itens, a saber: Segurança Estrutural; Compartimentação Horizontal e Compartimentação Vertical; Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento. Alguns exemplos de medidas que podem e devem ser adotadas para estes fins são a selagem de shafts, a instalação de portas corta-fogo, o tratamento antichama de madeiras e tecidos de acabamento, o revestimento estrutural com tinta intumescente etc.

Especificamente quanto à estrutura local, sabemos que atualmente diversas construções possuem o aço como principal material estrutural, sejam elas edifícios, galpões, shopping centers, hospitais ou outros tipos de estabelecimentos. Isso porque o tempo para fabricação e montagem de peças em aço é consideravelmente reduzido, a área útil é aumentada quando se utilizam colunas e vigas metálicas, há compatibilidade do aço com quaisquer outros materiais de fechamento, além de numerosos outros benefícios como flexibilidade e qualidade.

A quantidade de benefícios na utilização do aço faz da estrutura metálica uma tendência no segmento de construções. Contudo, este material apresenta um malefício significativo: não é resistente ao fogo e à alta temperatura, podendo ceder rapidamente em caso de incêndio. A fim de inibir este comportamento específico das estruturas metálicas, faz-se necessária a adoção de medidas de proteção passiva contra fogo. As principais opções utilizadas para proteção térmica do aço são argamassas projetadas e tinta intumescente.

Tinta intumescente em estruturas metálicas

Uma das possibilidades de proteção passiva de estruturas metálicas é a argamassa projetada, método que cria espessas camadas sobre as vigas e/ou colunas de aço, gerando um acabamento rústico e, muitas vezes, indesejado.

A tinta intumescente, por sua vez, apesar do custo mais elevado, permite que as estruturas fiquem expostas, proporcionando aparência de uma pintura convencional. Quando aquecida acima de 200 °C, a tinta intumescente passa por um processo de expansão volumétrica, podendo chegar a até 30 vezes o seu volume inicial. Este material cria uma barreira física isolante e resistente ao fogo, consequentemente, retarda a elevação da temperatura da estrutura e impede, por determinado tempo, o colapso estrutural.

Essa proteção é de suma importância em caso de incêndio, visto que, além de permitir a redução de prejuízos à construção, promove tempo hábil para a evacuação do local e combate ao fogo.

Outras medidas de proteção passiva contra incêndios

Existem outras soluções para adequar um ambiente às normas de proteção passiva contra incêndios. É possível, por exemplo, utilizar materiais resistentes ao fogo – como portas e vidros corta-fogo, e espumas antichama. Porém, a grande maioria dos materiais de acabamento e revestimento são combustíveis e propagadores de chamas, como madeiras, tecidos e carpetes convencionais. Nestes casos, a solução é o tratamento com produtos específicos retardantes de chamas e com baixo índice de emissão de fumaça, como líquidos ignifugantes e verniz antichama.

Outra medida importante da proteção passiva é a vedação de shafts que, em situação de incêndio, evita a propagação de chamas e fumaça entre os pavimentos de um edifício. 

Cada tipo de estabelecimento possui suas necessidades específicas de proteção passiva. Por isso, opte por uma empresa especializada e experiente no assunto. A Santa Helena atua neste mercado desde 1981, proporcionando as melhores soluções de proteção contra fogo.