Blog

Diferenciais da proteção passiva contra fogo

A Proteção Passiva contra fogo (PP) é um conjunto de medidas preventivas contra incêndios, essenciais para todo empreendimento.

Os objetivos da PP são proteção estrutural, compartimentação do foco de incêndio em seu local de origem e redução de chamas, calor e fumaça por meio de materiais de acabamento e revestimento ignifugantes.

Benefícios da Proteção Passiva

Entre seus benefícios, podemos citar:

Redução de danos na edificação;
Promoção de tempo hábil para uma evacuação segura do local;
Facilitação do combate ao fogo pelo Corpo do Bombeiros.

Importância dos equipamentos de proteção passiva

Para conter e retardar a propagação de incêndios, a PP conta com algumas soluções específicas. Grande parte dos incêndios são iniciados na rede elétrica ou se espalham pelos dutos da edificação. Por isso, a vedação de shafts é um grande diferencial na proteção contra fogo.

O aço, atualmente bastante utilizado em estruturas metálicas de edificações, quando exposto a altas temperaturas, perde resistência, colocando a estrutura do local em risco de colapso em casos de incêndio. A tinta intumescente é uma das opções utilizadas para esta proteção (quando em contato com determinada
temperatura, a tinta se expande, chegando a aumentar em até 30 vezes o seu volume inicial), formando uma barreira isolante resistente ao fogo e, consequentemente, retardando a elevação da temperatura da estrutura.

Em estabelecimentos com vasta utilização de revestimentos inflamáveis, como tecidos, madeiras e espumas, é de suma importância o tratamento com produtos ignifugantes. Os produtos conhecidos como retardantes de chamas reduzem significativamente a propagação do fogo e emissão de fumaça, proporcionando tempo hábil para evacuação do local e combate ao fogo.

Como encontrar equipamentos de proteção passiva?

Para garantir a segurança do local, procure por empresas qualificadas e experientes em Proteção Passiva contra fogo. Os materiais utilizados na PP devem ser devidamente certificados por laboratórios confiáveis e atender às Normas do Corpo de Bombeiros do Brasil.

Conheça a Santa Helena

A SANTA HELENA está no mercado oferecendo as melhores soluções de Proteção Passiva contra incêndios desde 1981.

Contamos com uma equipe altamente especializada! Portanto, nossa empresa está apta a executar serviços com qualidade, rapidez e baixo custo – fornecendo Laudo e ART para obtenção do AVCB.

Desse modo, poderemos exemplificar:

Santa HelenaA Santa Helena, é fabricante da Tinta Isolante Térmica e Impermeabilizante INSULPAINT®, contendo microesferas de cerâmica, utilizada para aplicação em coberturas (de qualquer tipo), lajes, paredes, caixas d´água, etc..Com a aquisição de modernos equipamentos de pintura Airless, aplicamos materiais com alto grau de viscosidade como Látex e Massa Corrida.

A SANTA HELENA também fabrica produtos Ignifugantes para madeiras, tecidos, carpetes, fibras naturais, entre outros.