Blog

Saiba qual a diferença entre proteção passiva e proteção ativa contra fogo

Existem diferentes formas de proteger o seu imóvel ou estabelecimento contra incêndios. Estamos falando de proteção passiva e proteção ativa!

Isso quer dizer que, no combate e prevenção a incêndios, a proteção ativa e passiva se complementam para que acidentes como este não se tornem grandes desastres.  

De certo, incêndios são muito temidos, já que podem causar danos irreparáveis na estrutura dos edifícios e na vida de pessoas. Por isso, é essencial evitar incêndios e dispor dos mecanismos adequados para combatê-los caso ocorra.

Como especialista no segmento de proteção passiva, nós da Santa Helena preparamos esse conteúdo para que você entenda quais são as medidas que podem ser tomadas para evitar e combater o fogo no seu imóvel.

Além disso, queremos te ajudar a entender por que os equipamentos de proteção passiva são tão importantes quanto os de proteção ativa!  

 

Proteção Ativa x Proteção Passiva

 

As proteções ativa e passiva têm objetivos diferentes que se complementam.  Conheça os diferenciais entre elas e os benefícios de cada uma.

 

Proteção Ativa

Esta forma de proteção é amplamente conhecida e utilizada. Inclusive, algumas pessoas conhecem apenas a proteção ativa contra fogo! 

Os sistemas de PACI (Proteção Ativa Contra Incêndios), basicamente, consistem em equipamentos e medidas que auxiliam no combate IMEDIATO de um incêndio já iniciado – com o uso de alguns materiais como os extintores, sprinklers, alarmes, hidrantes etc. 

Fora os equipamentos mencionados, existem ainda as medidas de sinalização que visam a proteção das pessoas no local do incêndio. Ou seja, para que essas pessoas consigam sair em segurança, as rotas de fuga e saídas de emergência devem estar devidamente sinalizadas, com iluminação de emergência etc.

O principal foco da proteção ativa é o combate ao fogo, para isso há a extinção manual e a automática. Elas funcionam de maneiras diferentes, mas possuem o mesmo objetivo.

 

  • Extinção manual:

A extinção manual consiste no sistema básico de proteção contra incêndios. São os extintores portáteis que possuem componentes capazes de extinguir o fogo. O seu maior benefício é a facilidade de uso e praticidade;

  • Extinção automática:

Essa opção também é conhecida como sistema fixo. Ela conta com os sprinklers, hidrantes e mangotinhos, equipamentos que operam automaticamente ao perceberem um foco de incêndio. 

Estas máquinas liberam água para controlar o fogo no início de um incêndio. Com eles a propagação do fogo poderá ser mais lenta.

 

Proteção Passiva

A proteção passiva é um pouco menos conhecida, mas traz benefícios muito importantes para estabelecimentos em caso de incêndio. 

O objetivo principal é isolar o foco do incêndio, ganhando tempo para a evacuação do local e evitando danos na estrutura do imóvel. 

Consiste em um conjunto de soluções incorporadas ao estabelecimento, com materiais resistentes ao fogo e medidas que bloqueiam as aberturas das instalações elétricas e hidráulicas.

 

Vedação

O compartimento do fogo em um só ambiente é essencial para que todo o local não seja atingido pelo fogo. 

Além de promover tempo para as pessoas evacuarem o local e os bombeiros iniciarem o combate, esse sistema impede que o fogo tome conta do imóvel por completo. 

Para isso, algumas medidas são tomadas como:

  • Enclausuramento de escadas e elevadores por uma parede corta-fogo;
  • Aplicação de produtos antichama em materiais inflamáveis;
  • Bloqueio das aberturas das instalações elétricas e hidráulicas. 

 

Como introduzir as proteções passivas e ativas no meu imóvel? 

 

As estratégias de proteção contra fogo são elaboradas e aprovadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do seu estado, que fará uma vistoria no local e, caso esteja tudo de acordo com as normas de segurança do órgão, fornecerá o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento fundamental para o funcionamento de estabelecimentos. 

Para incluir a proteção passiva no seu imóvel, é preciso procurar por empresas e fornecedores especializados no assunto, que estarão aptos a indicar os produtos corretos e a realizar os procedimentos necessários.