Blog

Conheça 5 motivos para incluir a proteção passiva no projeto do seu imóvel

Proteção passiva contra fogo é uma forma de prevenção contra incêndios pouco conhecida por contar com soluções não aparentes. 

Os principais objetivos são a proteção da estrutura do local e promoção de tempo para uma evacuação tranquila. Medidas que reduzem as perdas financeiras caso um acidente ocorra e que protegem por mais tempo as pessoas presentes no local. 

Vamos conferir ao longo deste conteúdo o que é proteção passiva, quais são os seus equipamentos e os 5 motivos para você incluir este sistema no projeto do seu imóvel, assim não restará dúvidas sobre a importância dessa proteção contra o fogo

 

O que é proteção passiva? 

 

Proteção passiva contra incêndios é um conjunto de soluções incorporadas a um imóvel ou ambiente, formado por materiais que resistem ao fogo por um determinado tempo. 

A PP tem como objetivos confinar as chamas no seu local de origem para que não se espalhem rapidamente; elevar o tempo de resistência ao fogo de estruturas para evitar o colapso estrutural; reduzir a propagação e limitar as chamas; ganhar tempo para uma evacuação segura e o início do trabalho dos bombeiros; reduzir os prejuízos de forma geral no caso de incêndio. 

A proteção passiva ainda conta com a vedação dos Shafts, uma medida fundamental neste sistema. O fechamento dos dutos hidráulicos e elétricos é importante já que muitos incêndios se iniciam por eles ou se alastram mais rapidamente por esses dutos. 

Ou seja, caso o pior aconteça, as medidas da proteção passiva permitirão mais tempo para proteger o imóvel, reduzir os prejuízos financeiros e assegurar que todos saiam do local em segurança. 

 

Equipamentos da Proteção Passiva

 

Para que sejam alcançados os objetivos citados, a PP conta com diversas medidas. Vamos conhecer um pouco sobre como funciona essa proteção e seus equipamentos. 

As soluções da proteção passiva são: promover meios de escape com saídas de emergências e rotas de evacuação seguras; compartimentar as chamas com materiais que resistem ao fogo por mais tempo, como paredes e pisos com revestimento de verniz antichamas, tinta intumescente, vedação dos shafts etc; e proteger a estrutura do edifício. 

 

Quais são os 5 motivos para incluir a proteção passiva no seu imóvel?

 

Agora que você já sabe o que é a proteção passiva e quais equipamentos esse sistema usa para proteger o imóvel e as pessoas que o frequentam caso algum acidente aconteça, veja os principais 5 motivos para incluir as soluções da PP no projeto do seu imóvel! 

 

1. Segurança das pessoas que frequentam o local

Locais que recebem grande quantidade de pessoas frequentemente, como teatros, cinemas, auditórios, shopping centers, clubes, entre outros, devem funcionar conforme as especificações do Corpo do Bombeiros do Brasil.

As regras para obtenção do AVCB visam, entre diversos objetivos, garantir a segurança do público. O local que conta com medidas de proteção ativa e passiva contra fogo estará devidamente preparado caso um incêndio venha a acontecer.

Com paredes, pisos, tecidos e móveis protegidos com retardantes de chamas, estruturas metálicas protegidos com tinta intumescente e shafts vedados, pessoas que estejam no local no momento do incêndio terão tempo hábil para uma evacuação segura. Dessa forma, o risco da perda de vidas diminui consideravelmente.       

 

2. Redução dos riscos

Uma das soluções da proteção passiva contra fogo é a vedação de dutos hidráulicos e elétricos. Você sabia que problemas na rede elétrica são a principal causa de incêndio no Brasil? São por esses dutos que o fogo começa e geralmente se espalha, portanto, merecem uma atenção especial. 

Os dutos são um perigo “invisível” já que estão escondidos na estrutura do imóvel, e exatamente por isso a vedação é tão importante. Assim você não será pego de surpresa e terá tempo para combater o fogo. 

A selagem dessas aberturas cria uma barreira nos dutos, retardando as chamas caso um incêndio aconteça. Esse processo deve ser feito de maneira correta e por especialistas na área, a fim de trazer a segurança e tranquilidade que você procura.

 

3. Proteção da Estrutura

O pior cenário caso um incêndio aconteça é o colapso da estrutura do imóvel, isso porque além de impossibilitar a saída segura das pessoas do local, também gera um custo excessivo para a recuperação da estrutura, quando é possível fazê-lo.

Este é um motivo importante pelo qual você deve incluir a proteção passiva contra fogo no projeto do imóvel. 

Proteger as estruturas metálicas é fundamental. Porque quando este material é exposto a altas temperaturas, pode ceder e colapsar, resultando na falência da propriedade. Para evitar essa tragédia, a PP entra em ação com tinta intumescente, protegendo o metal da alta temperatura, retardando o colapso e ganhando tempo para que os bombeiros iniciem os trabalhos.

Da mesma forma, proteger madeiras, paredes, piso, tecidos e móveis também se faz necessário, pois as chamas propagam rapidamente nesses materiais. Com a proteção passiva do verniz antichama, chamas e fumaça diminuirão substancialmente, permitindo a evacuação segura e um eficiente combate ao fogo.

 

4. O melhor é se prevenir 

Prevenção é sempre a melhor opção! Adicionar as medidas de proteção passiva no seu imóvel significa estar preparado caso um acidente aconteça. Proteger o seu maior bem material, o seu imóvel, além das vidas que o frequentam deve ser uma prioridade. 

São diversos os objetos inflamáveis que estão a nossa volta e por muitas vezes passam despercebidos, como carpetes, cortinas, móveis de madeiras e forros.

 

5. Auxiliar as operações de combate e salvamento

A proteção passiva tem como objetivo ganhar tempo para que as pessoas consigam sair do local onde está ocorrendo o incêndio de forma segura e tranquila.

Além de assegurar a evacuação, esse sistema ainda retarda o fogo para que os bombeiros consigam iniciar os trabalhos antes que as chamas alcancem todo o imóvel e a estrutura seja afetada. 

 

Como incluir a proteção passiva no seu projeto?

 

Para incluir a proteção passiva no seu imóvel, é preciso procurar pelas empresas e fornecedores especializados no segmento, que analisarão o seu estabelecimento para encontrar os produtos e medidas necessárias.

A SANTA HELENA é uma empresa de proteção passiva, com muita experiência no mercado. Oferecemos as melhores soluções de PP contra incêndios desde 1981, com uma equipe altamente especializada, que está apta a executar serviços com qualidade, rapidez e baixo custo.