Blog

Saiba como reforçar a proteção contra incêndios no seu imóvel!

Os incêndios são muito temidos porque quando acontecem podem destruir o patrimônio e tirar vidas. Temos diversos exemplos de acidentes no país que causaram danos irreversíveis. 

Por isso, as medidas de proteção contra incêndios se fazem cada vez mais necessárias e devem ser levadas a sério. Lembrando que é possível implementá-las tanto em imóveis comerciais, quanto residenciais. 

A grande maioria dos incêndios são iniciados por pequenos acidentes do dia a dia, que perdem o controle e se tornam grandes desastres. Ou seja, até mesmo quem pensa “isso nunca acontecerá comigo” pode se surpreender e caso isso aconteça, talvez seja tarde demais. As medidas de prevenção contra incêndios protegem tanto as vidas, como o imóvel.

 

Medidas de prevenção contra incêndios!

 

Existem duas formas proteção: a proteção ativa e a proteção passiva contra incêndios. É normal que as pessoas conheçam e adotem as medidas ativas, que são os extintores, sprinklers, alarmes etc. 

Como são ações complementares e não substitutivas, vamos explicar sobre a proteção passiva, uma maneira de reforçar a segurança contra incêndios no seu imóvel. 

 

O que é proteção passiva?

 

A proteção passiva (PP) contra incêndios é um conjunto de medidas preventivas que auxiliam no controle do fogo caso um acidente aconteça. 

Essas medidas têm como objetivo confinar o fogo no seu local de início para não se espalhar por todo o imóvel e elevar o tempo de resistência ao fogo das estruturas. Assim será possível uma evacuação segura, reduzir os prejuízos estruturais do local e ganhar tempo para que os bombeiros iniciem os trabalhos. 

As soluções da proteção passiva não são necessariamente visíveis. Porém, são muito eficientes, já que reduzem os danos financeiros, que podem ser enormes em caso de incêndios e ainda protegem por mais tempo as pessoas que frequentam o local.  

 

Como é feita a proteção passiva? 

 

Como foi dito, a proteção passiva é uma ótima opção para quem deseja um ambiente seguro e prevenido. Para você entender como este serviço funciona, veja as medidas da PP:

A proteção passiva é responsável por promover meios de escape com saídas de emergências e rotas de evacuação seguras, proteção da estrutura do local,  compartimentação do fogo e uso de materiais resistentes ao fogo. 

Há diversos materiais que auxiliam nessa proteção, como verniz antichama, tinta intumescente, vedação dos shatfs, paredes e portas corta-fogo, produtos usados para selar passagem de fogo e aplicação de produtos em objetos inflamáveis que os tornam retardantes de chamas. 

 

Benefícios da proteção passiva

 

Há diversos pontos positivos em implementar as medidas de proteção passiva no imóvel. 

Compartimentar o foco do incêndio no local de origem é um dos principais benefícios, já que evita que as chamas, o calor, a fumaça e substâncias tóxicas se espalhem por todo o local. 

Essa solução reduz os danos na estrutura, garante a evacuação segura das pessoas e ganha tempo para a chegada dos bombeiros. 

Outro ponto importante é a vedação dos shafts, que sela as aberturas dos dutos, retardando a ação do fogo. Como os dutos não ficam visíveis, caso um acidente aconteça nesta parte, as pessoas são pegas de surpresa, o que torna a vedação tão importante. A PP reduz a propagação de chamas em móveis e materiais inflamáveis, como revestimentos de paredes e pisos, por exemplo. 

O que muitos não sabem é que quando as estruturas metálicas são expostas a uma determinada temperatura, podem entrar em colapso. Outro benefício da proteção passiva é proteger essas estruturas. Já que, caso o colapso aconteça, impossibilita a saída das pessoas do local e gera um custo excessivo para a recuperação da imóvel, quando possível.

 

Como implementar a proteção passiva? 

 

Para colocar as medidas de proteção passiva no seu imóvel em prática, procure por uma empresa especializada e qualificada no assunto. Somente assim você terá a segurança e tranquilidade que procura!

A SANTA HELENA é uma empresa de proteção passiva contra fogo, com muita experiência no mercado. A empresa é referência quando o assunto é segurança contra incêndios, já que oferece as melhores soluções de PP desde 1981. 

Conta com uma equipe altamente especializada e qualificada, que está apta a executar serviços com qualidade, rapidez e baixo custo. Além de um atendimento de alto nível para tirar todas as dúvidas, encontrar as melhores soluções junto ao cliente e a melhor opção para a proteção.