Blog

Entenda a importância da proteção passiva em incêndios

Incêndios são acidentes extremamente perigosos que quando acontecem podem causar danos incalculáveis e até mesmo tirar vidas. 

Não é difícil lembrarmos de alguns episódios que ocorreram no país e que resultaram em perdas expressivas. Foi o caso do Edifício Andraus em 1972, o Edifício Joelma em 1974, os mais recentes, como o incêndio da Boate Kiss em 2013, o Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018, o Centro de Treinamento do Flamengo em 2019, entre outros exemplos. 

Por ser um acontecimento tão danoso, foram criadas diversas medidas de prevenção e proteção contra incêndios. É o caso da proteção passiva contra incêndios, um conjunto de soluções que visam aumentar a segurança contra fogo de casas, edifícios comerciais e residenciais, galpões e empresas. 

A proteção passiva não impede que um incêndio se inicie, mas caso aconteça, essas medidas impedirão que as chamas, fumaça e gases tóxicos se espalhem por todo o local repentinamente, diminuindo maiores danos e permitindo a evacuação segura das pessoas do imóvel, sendo este seu principal benefício.

Se você não conhece a proteção passiva e suas vantagens, vamos nos aprofundar no assunto para não restar dúvidas: é preciso incluir essas medidas no projeto de todo imóvel! 

 

O que é a proteção passiva contra incêndios? 

 

Tão importante quanto combater o fogo, é ganhar tempo para que todos saiam do local em segurança e garantir que o imóvel não entre em colapso. Estes são os objetivos da proteção passiva. 

Esta proteção consiste em um conjunto de soluções incorporadas ao estabelecimento, com materiais resistentes ao fogo e que bloqueiam as aberturas das instalações elétricas e hidráulicas. 

A proteção passiva é bastante importante para manter a integridade física da edificação, retardar a proliferação de chamas, facilitar o trabalho de bombeiros e garantir tempo para que as pessoas presentes consigam deixar o local com segurança e agilidade.

 

Quais são os elementos da proteção passiva? 

Como dissemos, a proteção passiva é um conjunto de medidas. Elas são responsáveis pela eficiência e segurança da PP. Essas soluções incluem: revestimentos antichamas, tinta intumescente, vedação dos shatfs, portas corta-fogo, produtos usados para selar passagens de fogo e os retardantes de chamas, produtos aplicados em objetos inflamáveis

 

Qual a importância da proteção passiva em casos de incêndio? 

 

As medidas de proteção passiva visam compartimentar o fogo no seu local de origem para evitar que as chamas, o calor e a fumaça se alastrem por todo o imóvel.

Solução que traz diversos benefícios em casos de incêndio, já que impede que os danos se espalhem por todo o local, comprometendo a estrutura e a segurança das pessoas.

Você sabia que a maioria dos incêndios começam e/ou se espalham pelos dutos elétricos? 

Essa é uma das diversas soluções da proteção passiva, a vedação desses shafts. Os dutos não ficam visíveis, por isso representam um perigo escondido. 

Desta forma, a PP faz a selagem dessas aberturas para que caso um incêndio se inicie, não se espalhe por todo o local rapidamente e os responsáveis ganhem tempo antes de algo ainda mais sério acontecer. 

Quando estruturas metálicas entram em contato com uma determinada temperatura, é normal que não aguentem e comecem a ceder. 

É pensando nessa situação que recomendamos a selagem dessas estruturas com tinta intumescente, que começa a agir partir de 200 °C, se expandindo em até 30 vezes o seu volume inicial, formando uma barreira isolante resistente ao fogo e consequentemente retardando a elevação da temperatura do aço. Esta ação impede que o local entre em colapso e cause ainda mais danos. 

Quanto mais medidas de proteção passiva, menor será o prejuízo e mais rapidamente o estabelecimento poderá retornar às suas atividades – além de garantir que ninguém saia ferido.

 

Como incluir a proteção passiva no imóvel?

 

Este é um assunto sério, já que envolve a segurança de diversas pessoas.

Adicionar as medidas da proteção passiva em um imóvel é um serviço que deve ser feito por especialistas que conhecem os melhores produtos do mercado, técnicas especiais e que façam um projeto inteligente para garantir a maior segurança possível. 

É preciso analisar o local para saber o que precisa ser feito. Desde as instalações, disposição dos ambientes, estrutura, até a quantidade de pessoas que passam pelo local e dinâmica do espaço. 

Tudo isso precisa ser pensado para saber qual é a melhor estratégia a ser tomada. Por isso, é importante escolher empresas especializadas, qualificadas e experientes no assunto! 

 

A Santa Helena

 

Empresa que está no mercado desde 1981 trazendo as melhores medidas de proteção contra incêndios

Atuamos na fabricação, comercialização e prestação de serviços especiais de proteção passiva contra incêndios. Com uma equipe especializada, qualificada e disposta a garantir um ambiente seguro para todos os clientes. 

Todos os nossos serviços são realizados com eficiência, responsabilidade e segurança. Seguimos rigidamente as Normas do Corpo de Bombeiros do Brasil.