Blog

Por que realizar tratamento antichamas no seu imóvel?

Incêndios residenciais são acidentes bastante recorrentes no país, que podem causar enormes danos ao patrimônio e até mesmo tirar vidas. Infelizmente, a maioria destes acidentes domésticos acontece por descuido dos moradores. Pequenas situações do dia a dia que iniciam grandes desastres.

Entretanto, um acidente pode acontecer até mesmo com as pessoas mais zelosas. Afinal, existem incontáveis materiais inflamáveis ao nosso redor.

Qual a importância da proteção contra fogo?

Nem sempre percebemos que todos os lugares que frequentamos estão repletos de materiais que propagam fogo rápida e facilmente, como por exemplo tecidos e madeiras. Por isso foram desenvolvidos os produtos retardantes de chamas.

Para entender como o seu imóvel pode ser protegido contra o fogo, acompanhe este conteúdo. Nele, explicaremos as possíveis soluções para garantir um imóvel protegido e seguro. 

Proteção passiva contra incêndios

Primeiramente, entenda o que é a Proteção Passiva contra fogo (PP). A proteção passiva contra incêndios consiste em um conjunto de medidas preventivas que visam conter o fogo em casos de incêndios.

Existem algumas soluções para a compartimentação das chamas em seu local de origem, evitando que o fogo atinja ambientes adjacentes. Além disso, existem métodos para proteção estrutural de edificações, a fim de evitar o colapso estrutural em casos de incêndio. Por fim, existem produtos que transformam em antichama determinados materiais. Estas medidas proporcionam às estruturas e revestimentos maior tempo de resistência ao fogo.

Com a PP é possível realizar uma evacuação segura do local do incêndio, reduzir os prejuízos e danos ao imóvel, e combater o fogo ativamente.

Para a Proteção Passiva utilizam-se materiais específicos, como tinta intumescente, paredes e portas corta-fogo, mantas refratárias, ignifugantes, entre outros.

O que são os ignifugantes?

Os produtos ignifugantes ou retardantes de chamas possuem propriedades que reduzem a propagação do fogo. Estes produtos são aplicados em materiais altamente inflamáveis (como cortinas, estofados, madeiras, tapetes e carpetes, espumas, fibras naturais etc.) a fim de retardar a propagação de chamas e a emissão de fumaça. 

Os produtos antichama são essenciais para a segurança do imóvel pois reduzem significativamente os riscos gerados à propriedade e à vida em casos de incêndio.

 

Onde encontrar produtos antichama?

Existem vários produtos antichama no mercado, cada qual com sua especificidade. 

Na Santa Helena – empresa de proteção passiva contra fogo referência do mercado, trabalhamos com um leque diversificado de retardantes de chamas para materiais de acabamento e revestimento:

Ignifugante para tecidos, madeiras cruas e fibras naturais;
Ignifugante para tapetes e carpetes;
Ignifugante para espumas flexíveis de poliuretano (qualquer densidade) e espumas flexíveis de poliisocianato com células abertas de baixa e média densidade;
Verniz antichama para madeiras em geral, inclusive piso de Alto Tráfego.

Outras dicas de como proteger seu imóvel contra o fogo

Os produtos retardantes de chamas consistem em uma das diversas soluções utilizadas na Proteção Passiva contra fogo. Conheça outras maneiras de proteger o seu imóvel:

  • Cuidado com a rede elétrica! A manutenção deve ser realizada apenas por profissionais especializados;
  • Em edifícios, a selagem de shafts elétricos e hidráulicos é essencial para contenção de incêndios; 
  • Confira regularmente as instalações de gás para evitar vazamento;
  • Atenção com criadores de chamas: vela, fogão, isqueiro e outros objetos que, se usados incorretamente, podem causar acidentes.